1. Enquadramento/Descrição
O Núcleo de Qualificação e Certificação de Competências tem como objetivo de assegurar a todos os cidadãos uma oportunidade de qualificação e certificação, de nível básico, secundário e/ou profissional, quer pela via da certificação de competências adquiridas, quer pelo encaminhamento para ofertas formativas, através da formação modular.
São tarefas primordiais do Núcleo de Qualificação e Certificação de Competências:
- O reconhecimento, a validação e a certificação de competências profissionais adquiridas ao longo da vida, para efeitos de posicionamento em percursos de qualificação;
- O reconhecimento, a validação e a certificação de competências adquiridas ao longo da vida, para efeitos de obtenção de um nível de escolaridade e de qualificação;
- O encaminhamento para ofertas de educação e formação que melhor se adequem ao perfil e às necessidades, motivações e expetativas de cada utente;
- A validação final dos percursos de formação modular dos utentes, para efeitos de certificação e um nível de escolaridade e de qualificação, no quadro da regulamentação aplicável à formação modular.
Para tal, o serviço encontra-se descentralizado em três polos: Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
2. Formação
Cursos ABC
B1 – equivalente ao 4.º Ano de Escolaridade
- Formação em Aquisição Básica de Competências – B1 ;
- 300 Horas de Formação;
- Unidades de Competência: Matemática, Ciências e Tecnologia, Cidadania e Empregabilidade, Cultura Língua e Comunicação e Competência Digital.
B2 e B3 – equivalente ao 6.º ano e 9.º Anos de Escolaridade
- Formação em Aquisição Básica de Competências – B2 e B3;
- 350 Horas de Formação;
- Unidades de Competência: Matemática, Ciências e Tecnologia, Cidadania e Empregabilidade, Cultura Língua e Comunicação (língua estrangeira) e Competência Digital.
RVCC Básico
- Processo de reconhecimento dos conhecimentos e das competências adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida equivalentes ao 9.º ano de escolaridade;
- 100 Horas de Formação;
- Matemática, Ciências e Tecnologia, Cidadania e Empregabilidade, Cultura Língua e Comunicação (língua estrangeira) e Competência Digital.
RVCC Básico Profissional
- Processo de reconhecimento dos conhecimentos e das competências adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida equivalentes ao 9 º ano de escolaridade, que não possuem certificação na sua área profissional.
RVCC Secundário Escolar
- Processo de reconhecimento dos conhecimentos e das competências adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida equivalentes ao 12.º ano de escolaridade;
- Construção do PRA – 100 horas;
- Formação de Língua Estrangeira – 100 horas.
RVCC Secundário Profissional
- Processo de reconhecimento dos conhecimentos e das competências adquiridas pelos adultos ao longo da sua vida equivalentes ao 12 º ano de escolaridade, que não possuem certificação na sua área profissional.
Formação Modular Financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência
- Ações de Formação de Curta Duração, segundo o Catálogo Nacional de Qualificações;
- Formações já ministradas: Inglês, Alemão, Competências Digitais, Competências para a Empregabilidade.
3. Candidatura
Podem inscrever-se no Núcleo de Qualificação e Certificação de Competências todos os cidadãos residentes na Região Autónoma dos Açores, com:
Processo ABC:
- idade igual ou superior a 18 anos;
Processo RVCC:
- Idade igual ou superior a 24 anos ou três anos de experiência profissional;
Formação Modular:
- Adultos que se encontram inscritos no Centro de Qualificação e Emprego;
Para efetuar a sua inscrição, o utente deve apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Autorização de Residência);
- Cartão de contribuinte;
- Cartão da Segurança Social;
- Certificado de habilitação escolar.
O utente poderá ainda fornecer outros documentos que considere relevantes para o seu processo, como, por exemplo, o seu curriculum vitae.
A inscrição pode ser formalizada por duas vias, presencialmente, nos nossos serviços, ou, digitalmente, através dos nossos recursos online.
Após inscrição, todos os utentes são convidados a realizar um diagnóstico de entrada que determina se o utente possui perfil, ou não, para frequentar a formação com o NQCC.
4. Link de Acesso
Para aceder ao Link de Acesso, clique aqui.