Partilhe

Número de desempregados em programas ocupacionais é o mais baixo dos últimos nove anos

Número de desempregados em programas ocupacionais é o mais baixo dos últimos nove anos
Partilhe

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego informa que o número de desempregados em programas de inserção socioprofissional (programas ocupacionais) é o mais baixo dos últimos nove anos nos Açores, de acordo com a informação estatística mensal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

 

No final do mês de novembro deste ano estavam registados na região 2.988 ocupados, menos 301 do que no mês anterior e menos 1.869 ocupados em relação ao mês homólogo.

 

Em janeiro de 2022 estavam registados 4.617 colocados em programas ocupacionais.

 

A tendência decrescente do número de desempregados em medidas temporárias de apoio à integração no mercado de trabalho indica uma “mudança estrutural na política de emprego na região, assente no combate à precariedade laboral e nos incentivos aos contratos de trabalho estáveis”, sublinha a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

 

“Os programas ocupacionais não são um fim em si mesmo, mas antes um instrumento para melhorar e reforçar a empregabilidade dos desempregados com baixas competências e/ou vulnerabilidades sociais, com vista a promover as condições para a sua integração no mercado de trabalho com um vínculo laboral estável, razão pela qual estão a ser progressivamente reorientados para os desempregados que mais precisam destes programas”, afirma Maria João Carreiro.

 

A diminuição dos desempregados colocados em programas ocupacionais acontece ao mesmo tempo em que o desemprego na região está a baixar, verificando-se, assim, “uma redução consistente quer no número de desempregados, quer no número de ocupados”, frisa a Secretária Regional.

 

De facto, também de acordo com o IEFP, em novembro último estavam inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da região 5.639 desempregados, o que representa uma diminuição de 10,42% nos inscritos à procura de primeiro e novo emprego face a período homólogo e uma variação de 0,34% em relação ao mês anterior, ou seja, outubro.

 

Em relação ao número de colocações em ofertas de emprego, ou seja, de resposta a ofertas de trabalho solicitadas pelas empresas, em novembro foram satisfeitas mais 197 ofertas de emprego, que se refletiram na colocação de 212 açorianos no mercado de trabalho, mais 34 do que no mês homólogo e mais 30 do que em outubro último.

 

Até ao final de novembro deste ano foram colocados 2.466 açorianos em ofertas de emprego, o que fez com que este seja o ano com maior número de colocados em ofertas de emprego de que há registo, mais 620 do que em todo o ano de 2019, antes da pandemia, e mais 240 do que em todo o ano de 2021, o melhor ano registado até 2022.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*