Partilhe

Novo Gabinete visando capacitar desempregados para o mercado de trabalho

Novo Gabinete visando capacitar desempregados para o mercado de trabalho
Partilhe

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego anunciou esta sexta-feira, na Horta, a criação do Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional (GOVP) para capacitar os jovens NEET (que não estudam, não trabalham ou não frequentam formação) e desempregados de longa duração para o mercado de trabalho.

 

Maria João Carreiro falava na audição sobre a proposta de Plano e Orçamento da Região para 2023, na Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa dos Açores.

 

“O GOVP vai permitir uma atuação personalizada na resolução do problema individual destes desempregados numa ótica de acompanhamento desde a sua formação até ao emprego. Em função do perfil e do diagnóstico de cada desempregado, será traçado um plano individual de ação para a formação e aquisição de competências e, por esta via, para o emprego”, explicou.

 

Os beneficiários do Rendimento Social de Inserção com alguma limitação física, psíquica ou social que compromete a sua (re)inserção no mercado de trabalho estão, também, entre o público-alvo do GOVP, que “está na sua fase final de implementação e vai atuar em rede com entidades públicas e organizações da sociedade civil”, disse.

 

“Com a criação deste gabinete pretende-se que nenhum açoriano desempregado fique sem qualquer resposta na área do emprego, pelo que a missão do GOVP é formar para empregar”, sublinhou a titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego.

 

Em 2023 vão ser investidos mais de 63 milhões de euros (€63.585.079) na Qualificação Profissional e Emprego, “o que reflete a nossa ambição, vontade política e compromisso com a valorização dos açorianos no mercado de trabalho”, afirmou Maria João Carreiro.

 

A Secretária Regional garantiu, ainda, que “os documentos orçamentais em apreciação no Parlamento asseguram a continuidade e o reforço, em alguns casos, das medidas de apoio à qualificação e à contratação, que têm conduzido à redução do desemprego na região, à promoção do combate à precariedade laboral e do vínculo laboral estável”.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*