Partilhe

FORM.AÇORES sem custos para as empresas

FORM.AÇORES sem custos para as empresas
Partilhe

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional, Maria João Carreiro, está confiante na adesão ao FORM.AÇORES, medida de apoio à qualificação e reconversão de trabalhadores sem custos para as empresas, que “foi reformulada para promover uma resposta mais ajustada às necessidades atuais do mercado de trabalho”.

Conforme explicou a governante, que falava após uma reunião com a direção da Delegação da AHRESP nos Açores, em Ponta Delgada, a nova versão da medida, publicada hoje em Jornal Oficial, está direcionada para os ativos empregados e passa a incluir, na modalidade de consultadoria, as pequenas empresas como elegíveis.

“A nossa preocupação, colhida a experiência da primeira edição, é não só capacitar as empresas com mão-de-obra qualificada, com efeitos na sua produtividade, mas também permitir que os ativos empregados possam beneficiar de um período de reconversão, isto é, de aquisição de competências próprias do setor onde foram integrados”, explicou.

Maria João Carreiro sublinhou que, no caso das empresas da hotelaria, restauração e turismo, a medida FORM.AÇORES vai também beneficiar os trabalhadores recrutados através de medidas de apoio à contratação, como o TURIS.ESTÁVEL, uma vez que, mantendo os seus postos de trabalho, vão poder ter formação durante a época baixa.

“As empresas que estão a contratar no verão ao abrigo do TURIS.ESTÁVEL dispõem, agora, de mais um instrumento de apoio para, aproveitando a época baixa, formar estes trabalhadores, sem qualquer encargo adicional, mantendo o emprego, melhorando a sua produtividade e qualificando um setor onde existem ofertas de trabalho”, disse.

A medida FORM.AÇORES tem duas modalidades: a da Qualificação e a da Consultoria, sendo que esta última prevê a formação em contexto laboral. A formação é assegurada por entidades formadoras em resposta às necessidades concretas das empresas, razão pela qual a titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego apelou ao “diálogo e ao encontro entre as partes” para a definição de planos de qualificação e requalificação.

Os custos com a formação ficam a cargo do Governo Regional, ao abrigo da medida.

A Secretária Regional destacou, ainda, o “diálogo e a boa cooperação” do Governo dos Açores com as associações representativas dos setores produtivos, neste concreto com a AHRESP, com a qual são partilhadas preocupações, “como, por exemplo, a dignificação das profissões destes setores, assente não só em melhorias salariais, mas também nas próprias condições laborais ou no reconhecimento da importância da formação”.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*