SER+: Encontra-se a decorrer a fase de candidaturas, no período de 15 de janeiro a 30 de março de 2026

Partilhe

Maria João Carreiro anuncia financiamento de três milhões de euros para formação de trabalhadores do setor privado

Maria João Carreiro anuncia financiamento de três milhões de euros para formação de trabalhadores do setor privado
Partilhe

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego anunciou esta segunda-feira, em Ponta Delgada, a abertura do aviso para o financiamento de ações de formação modular certificada de curta e média duração para trabalhadores do setor privado, no âmbito do Programa Açores 2030 – FSE+, com uma dotação global de três milhões de euros.

 

As candidaturas devem submetidas a partir de hoje, dia 10 de fevereiro, até 31 de março, no Balcão dos Fundos, em https://balcaofundosue.pt/, concretizou Maria João Carreiro, em reunião com a recém-eleita direção da AEPA – Associação de Escolas Profissionais dos Açores, presidida por João Moniz, e com o Vice-Presidente da ANESPO, Domingos Borges.

 

Nos termos do aviso, publicado em https://portugal2030.pt/avisos/, podem candidatar-se Escolas Profissionais, públicas e privadas, Entidades Formadoras Certificadas, o Centro de Qualificação dos Açores, bem como entidades empregadoras privadas da Região.

 

São elegíveis a financiamento formações autorizadas na Plataforma Certificar, em www.certificar.azores.gov.pt, estruturadas sob a forma de Unidade Curricular (UC) ou Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD), de acordo com os referenciais do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), na modalidade de formação presencial ou à distância.

 

Formacao Trab. S 2

 

O objetivo destas formações modulares certificadas é promover oportunidades de qualificação para trabalhadores, com a finalidade de responder às necessidades de formação do mercado de trabalho e aprofundar as competências profissionais dos adultos, tendo em vista uma melhor adaptação às mudanças tecnológicas e organizacionais, bem como o reforço da empregabilidade.

 

Segundo Maria João Carreiro, o FSE+ é “estruturante da política regional de qualificação e requalificação de adultos, com impacto direto na empregabilidade, reconversão profissional e aprendizagem ao longo da vida”, razão pela qual apelou à “mobilização ativa das Escolas Profissionais e demais entidades elegíveis” em torno deste apoio que assume a natureza de financiamento não reembolsável.

 

Formacao Trab. S 3

 

Na reunião com as associações representativas das Escolas Profissionais foram também abordadas outras questões sobre ensino e formação profissional na Região, num quadro de crescimento do número de alunos e de afirmação estratégica desta via de ensino para a empregabilidade de jovens e adultos e para a produtividade das empresas.

 

Maria João Carreiro reiterou o interesse do Governo dos Açores em manter uma “governação próxima, dialogante e cooperante” com as Escolas Profissionais, da qual têm resultado políticas públicas e instrumentos financeiros que convergem para o “objetivo comum” de dignificar, valorizar e modernizar o Ensino Profissional nos Açores.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*