Partilhe

Integração de jovens NEET no mercado de trabalho

Integração de jovens NEET no mercado de trabalho
Partilhe

Governo dos Açores estabelece rede de parceiros do GOVP para integrar jovens NEET no mercado de trabalho

 

Maria João Carreiro adiantou que está a ser criada uma rede de parceiros para promover a empregabilidade, isto é, formar para empregar, dos jovens NETT (que não estudam, não trabalham nem frequentam formação) e desempregados de longa duração no âmbito do novo Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional (GOVP).

 

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego falava na Terceira, após reunir-se com direção da Cáritas dos Açores e a Cáritas da ilha Terceira.

 

“Estamos a reunir com organizações da sociedade civil com o objetivo de promover a sua adesão ao GOVP, que pressupõe um trabalho articulado entre entidades públicas e privadas, não só para a identificação dos potenciais beneficiários deste gabinete, mas também para uma resposta integrada e individualizada aos desempregados”, explicou.

 

Já aceitaram integrar a rede de parceiros do GOVP a Associação de Promoção de Públicos Jovens, a Associação Novo Dia, a Arrisca, a Kairós, a Associação Cristã da Mocidade, a Cáritas dos Açores e a Direção Regional da Juventude, por exemplo.

 

Conforme explicou Maria João Carreiro, “o objetivo é envolver entidades e associações de todas as ilhas dos Açores para uma identificação, diagnóstico e acompanhamento mais efetivo aos desempregados que constituem o público-alvo do GOVP, de modo a que nenhum açoriano fique sem uma resposta ao nível da formação e do emprego”.

 

O GOVP está a ser criado pelo Governo dos Açores para qualificar os jovens e adultos com fragilidades sociais para o mercado de trabalho, orientando-os, em função das suas competências e da formação que venham a adquirir, definida através de um plano individual de ação, para setores de atividade onde a oferta de emprego é expressiva.

 

“O GOVP vai permitir uma ação personalizada na resolução do problema individual destes desempregados, numa ótica de acompanhamento desde a sua formação até ao emprego”, insistiu a Secretária Regional.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*