Governo e Universidade Aberta celebram protocolo para ampliar acesso dos açorianos a pós-graduações “à distância”

16:25
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, e o Vice-Reitor da Universidade Aberta, Domingos Caeiro, assinaram esta segunda-feira, em Ponta Delgada, um protocolo de colaboração para a oferta de cursos de pós-graduação em formato “à distância” no âmbito do QUALIFICA.Superior, uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a Região.
A Região, através deste protocolo, vai promover e divulgar, junto da população ativa – empregados e desempregados, os cursos de pós-graduação daquela Universidade em áreas de interesse para a Região, como Administração Pública, Ciências da Educação, Ciências Sociais ou na área do Serviço Social e do terceiro setor responsável pelo desenvolvimento social.
Maria João Carreiro explica que esta colaboração com uma instituição de Ensino Superior que se dedica ao ensino ‘online’ visa “proporcionar uma oferta curricular alinhada com as necessidades regionais”, num “formato adaptado ao perfil da população ativa e à realidade geográfica dos Açores”, estimulando, por esta via, a formação contínua, o reforço da qualificação e a empregabilidade da população adulta.
“A medida «QUALIFICA.Superior» é uma oportunidade única para os açorianos investirem na sua valorização técnica e académica. Estamos a caminhar para o fim desta medida, que foi criada no âmbito do PRR, pelo que o Governo dos Açores, com este protocolo, promove um esforço para que ainda mais açorianos possam tirar partido do QUALIFICA.Superior”, sublinhou.
A Secretária Regional apela, também, às ordens profissionais, associações industriais e entidades empregadoras para que incentivem e estimulem os seus colaboradores a investirem no reforço das suas qualificações e competências.
Podem candidatar-se ao QUALIFICA.Superior os estudantes de Licenciatura e de Pós-graduação com mais de 18 anos de idade, empregados ou desempregados (inscritos no Centro de Qualificação e Emprego), e com residência fiscal nos Açores há pelo menos seis meses.
Os candidatos podem usufruir de um apoio ao pagamento de licenciaturas até ao limite máximo anual de 870 euros, por cada ano de curso, e de pós-graduações até ao limite de 2.000 euros, independentemente do rendimento do estudante ou rendimento do agregado familiares e independentemente de os candidatos serem titulares do grau académico a que se candidatam.
As candidaturas estão abertas em qualificasuperior.emprego.azores.gov.pt para os inscritos em Licenciaturas e pós-graduações iniciadas a partir do ano letivo 2023/2024.