Partilhe

Governo dos Açores está a fazer “investimento inequívoco na promoção do emprego dos açorianos”

Governo dos Açores está a fazer “investimento inequívoco na promoção do emprego dos açorianos”
Partilhe

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego afirmou hoje que o Governo dos Açores está a fazer um “investimento inequívoco na promoção do emprego dos açorianos”, lembrando que a 31 de julho estavam inscritos 5.809 desempregados, “o número mais baixo dos últimos 12 anos, altura em que se considerava que a região estava em pleno emprego”.

Segundo Maria João Carreiro, que falava no Parlamento açoriano, “não só o desemprego tem estado a diminuir de forma constante nos Açores, apresentando mínimos históricos durante este verão, como aumentam as colocações em ofertas de trabalho, ao mesmo tempo em que está a baixar o número de desempregados ocupados em medidas de inserção sócio-profissional”.

“Estes são dados animadores, porque têm impacto positivo na vida e no dia-a-dia dos açorianos. Este é o resultado do investimento sem precedente numa nova geração de políticas articuladas para a criação e manutenção de emprego”, disse, apontando medidas como o CONTRATAR, que já apoiou a contração de 3.161 açorianos, 2.497 (79%) dos quais através de contratos sem termo.

A titular da pasta do Emprego e Qualificação Profissional frisou que a região está, agora, perante um “novo paradigma de desemprego”, uma vez que os desempregados atuais não conseguiram beneficiar do aumento das ofertas de emprego e das medidas de apoio à contratação porque têm baixas qualificações, ou seja, porque as empresas não validaram as suas competências”.

Perante este quadro, Maria João Carreiro explicou que “o desafio que se nos coloca agora é o de reforçar as qualificações destes desempregados mais fragilizados, dotando-os de competências procuradas pelo mercado de trabalho, através de medidas combinadas de formação e experiência profissional, para que possam ser reconvertidos para os setores onde existe oferta de emprego”.

“Estamos a falar num movimento de reconversão destes trabalhadores em idade ativa para áreas e setores onde existe falta de mão-de-obra, para que os trabalhadores com maiores fragilidades e dificuldades de integração no mercado de trabalho possam ver resolvida a sua situação”, disse.

Nesse sentido, a Secretária Regional lembrou reiterou que a “valorização dos açorianos pela via do emprego” é um desígnio do XIII Governo dos Açores que “está a dar resultados e a beneficiar os açorianos”.

 

Fonte: Portal do Governo

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*