Partilhe

Formação nas empresas como pilar da estratégia para a valorização dos açorianos e da economia da Região

Formação nas empresas como pilar da estratégia para a valorização dos açorianos e da economia da Região
Partilhe

Maria João Carreiro reuniu-se quinta-feira com a direção da Escola Profissional da Horta, no Faial, onde reafirmou a aposta do XIII Governo dos Açores na qualificação e formação profissional e sinalizou a “formação nas empresas como um dos pilares da estratégia para a valorização dos açorianos e da economia açoriana”.

 

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego destacou as medidas de apoio à qualificação de adultos, como é o caso do FORM.AÇORES, que “constitui uma oportunidade comum às empresas e às escolas profissionais” e cujas candidaturas estão a decorrer através da plataforma CERTIFICAR.

 

“Esta medida estimula uma nova parceria entre as empresas e escolas profissionais, no sentido de possibilitar que os trabalhadores integrados no mercado de trabalho possam reforçar as suas competências e, deste modo, assegurar os seus postos de trabalho, ao mesmo tempo em que contribuem para o reforço da produtividade das empresas”, disse.

 

Através do FORM.AÇORES, que inclui as modalidades de Qualificação e Consultoria, é atribuído um apoio financeiro às escolas profissionais e entidades formadoras para o desenho e a promoção de formação à medida das necessidades das empresas e dos seus trabalhadores, “sem qualquer custo para as empresas”, explicou.

 

“Esta medida é um exemplo do investimento que o Governo dos Açores está a fazer para aproximar as empresas das escolas profissionais/entidades formadoras, razão pela qual o sucesso dos objetivos associados ao FORM.AÇORES depende, em larga medida, do diálogo e da articulação que for efetivada e desenvolvida”, desafiou.

 

A Escola Profissional da Horta aderiu ao FORM.AÇORES na sua primeira edição, tendo contribuído para o reforço das qualificações de 41 formandos, integrados num dos três cursos que abriu no âmbito desta medida, “fruto da sua disponibilidade para identificar as necessidades de formação do mercado de trabalho da ilha do Faial”, elogiou.

 

Maria João Carreiro congratulou, também, o facto de a Escola Profissional da Horta ter aumentado este ano a sua oferta formativa e o número de alunos, “num crescimento que bem reflete o esforço desta Escola, como outras na Região, em promover uma oferta formativa ajustada aos interesses dos jovens que optam pelo ensino profissional”.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*