Partilhe

Formação e qualidade do emprego são determinantes para a valorização do destino Açores

Formação e qualidade do emprego são determinantes para a valorização do destino Açores
Partilhe

A formação e a qualidade do emprego são fatores determinantes para o processo de valorização do destino Açores e para que o investimento no turismo possa gerar ainda mais valor para a Região, afirmou hoje a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.

 

Maria João Carreiro falava, em Ponta Delgada, na sessão de abertura da conferência “Valorização do setor Foods & Beverage para a promoção dos Açores como destino turístico”, promovida pela AVEA, onde defendeu que “o peso do turismo na economia dos Açores deve traduzir-se em mais valor não só para as empresas, mas também para os trabalhadores açorianos”.

 

“Dificilmente conseguiremos elevar o nosso turismo a ainda melhores patamares de qualidade sem uma aposta naquilo que nos pode diferenciar ainda mais, o nosso capital humano, razão pela qual a estabilidade laboral, a melhoria do rendimento e a valorização da formação dos trabalhadores do setor do turismo são fatores indissociáveis deste processo”, realça a governante.

 

O Governo dos Açores está a percorrer um caminho que “vai continuar a fazer ao lado de quem investe e de quem trabalha no setor do turismo”, para estimular a atratividade e a qualidade do emprego e, assim, a produtividade das empresas da restauração, hotelaria e turismo.

 

Entres os apoios públicos de estímulo estabilidade laboral nos setores associados ao turismo está o TURIS.ESTÁVEL, criado em 2022 para estimular a retoma pós-pandemia, através do qual foi apoiada a contratação sem termo de 386 trabalhadores e a conversão de contratos de trabalho a termo em contratos sem termo de 165 trabalhadores da restauração, hotelaria e turismo.

 

Entre as profissões mais procuradas e com maior número de trabalhadores colocados por via da medida CONTRATAR, que apoia a contratação sem termo e incentiva o aumento da remuneração, estão as profissões nas áreas da cozinha e restauração, representando 15% das colocações.

 

Também a média salarial dos contratos de trabalho apoiados aumentou nos últimos anos – fixando-se, neste momento, em 19% acima da média salarial em 2023 e 23% acima da Retribuição Mínima Mensal Garantida na Região. Entre as profissões com uma remuneração média mais elevada estão a de Chefe de Cozinha, Pasteleiro e Diretor e Gerente de Restauração.

 

“É preciso que estes resultados cheguem a mais trabalhadoras e a mais trabalhadores”, insistiu.

 

Num quadro de pleno emprego e de máximos históricos de população empregada, marcado pela maior circulação de trabalhadores entre empresas atraídos por melhores salários e benefícios laborais, Maria João Carreiro lembrou que estão a ser adotadas medidas de natureza conjuntural, entre as quais medidas de apoio à reconversão profissional e estágios que facilitam a contratação.

 

A Secretária Regional apelou, ainda, a uma maior cooperação entre empresas e indústria com as Escolas Profissionais e Entidades Formadoras Certificadas, no sentido não só de reforçar as competências dos profissionais que já trabalham no setor, mas também de preparar uma nova geração de profissionais para as áreas do turismo, criando as condições para que os jovens se sintam atraídos pelo setor do turismo e se possam fixar nas entidades empregadoras da Região.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*