Partilhe

Centralidade das escolas profissionais na formação para o mercado de trabalho

Centralidade das escolas profissionais na formação para o mercado de trabalho
Partilhe

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego destacou esta quarta-feira, na sessão comemorativa do 24.º aniversário da Escola Profissional da Horta, a “centralidade das escolas profissionais na formação para mercado de trabalho”.

 

Segundo Maria João Carreiro, “a aquisição e reforço de competências técnicas, isto é, o saber-fazer valorizado pelo mercado de trabalho, são requisitos que determinam a forma” de posicionamento “para vencer os desafios sociais e económicos que temos pela frente, cabendo às escolas profissionais um papel absolutamente estruturante”.

 

“Estamos a trabalhar, em parceria com as escolas profissionais, para consolidar a sua atratividade, sinalizando a importância da adequação da oferta formativa às necessidades do mercado e evidenciando as oportunidades que o Ensino Profissional oferece aos alunos enquanto estudam e quando ingressam no mercado”, disse.

 

A titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego enalteceu o “empenhado contributo da Escola Profissional da Horta, nos seus 24 anos, para a formação dos jovens que aqui encontraram resposta para os seus interesses”, expressando, por isso, o “reconhecimento a todos quantos construíram uma Escola que exercitou vocações e potenciou competências de centenas de jovens da ilha do Faial e da Região”.

 

Maria João Carreiro sinalizou, ainda, que as medidas de apoio à qualificação de adultos, como é o caso do FORM.AÇORES, cujas candidaturas decorrem até 31 de dezembro, constituem uma “oportunidade para as escolas profissionais alargarem a sua oferta formativa em estreia cooperação com as empresas e as entidades empregadoras”.

 

A sessão comemorativa do 24.º aniversário da Escola Profissional da Horta juntou, entre outros, finalistas dos cursos de Técnico de Desporto e Técnico de Apoio Psicossocial, aos quais a Secretária Regional entregou os diplomas de conclusão de curso.

 

Maria João Carreiro aproveitou ainda a ocasião para desafiar os formandos da Escola Profissional da Horta a aderirem à Academia Empreendedora – Escola de Líderes, bem como a fazer o seu estágio curricular numa outra ilha, que não a ilha onde estudam, ao abrigo do programa MOOV, ambos promovidos através da Direção Regional da Juventude.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*