Partilhe

Candidaturas ao RECONVERTER PRO arrancam a 1 de maio

Candidaturas ao RECONVERTER PRO arrancam a 1 de maio
Partilhe

As candidaturas ao RECONVERTER PRO, medida recém-criada pelo Governo dos Açores para incentivar a reconversão profissional dos desempregados com baixa empregabilidade para o mercado de trabalho, arrancam no dia 1 de maio, anunciou hoje Maria João Carreiro.

 

Conforme explicou a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, que falava em Ponta Delgada, “esta medida promove a realização de um estágio profissional em contexto real de trabalho, no setor privado, para que os desempregados possam desenvolver competências profissionais e formativas procuradas pelas empresas e entidades empregadoras”.

 

“Em março, o desemprego na Região registou novos mínimos históricos: 5.507 desempregados, o mais baixo dos últimos 14 anos [outubro de 2009: 5.320 desempregados]. É nesse quadro, e para responder aos desempregados com persistentes dificuldades na transição para o emprego, que o RECONVERTER PRO surge como resposta diferenciada a um público específico”, disse.

 

Os estágios têm a duração de oito meses e podem ser prorrogados por seis meses, se o desempregado concluir 150 horas de formação certificada no período inicial do estágio.

 

As empresas que promovam formação são reembolsadas em valor idêntico ao das contribuições pagas à Segurança Social.

 

Aos desempregados é atribuída uma bolsa no valor de 125% da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG), no caso de qualificação igual ou superior ao Nível 6 do Quadro Nacional das Qualificações (QNQ); de 105% da RMMG, para qualificação de Nível 4 e 5; e de 100% da RMMG, para os desempregados com qualificação igual ou inferior ao Nível 3 do QNQ.

 

O RECONVERTER PRO contempla ainda um conjunto de benefícios para as empresas e entidades empregadoras que realizam estágios com desempregados com deficiência, em termos de duração do estágio, apoio e obrigação de contratação.

 

As entidades podem submeter a sua candidatura até ao dia 31 de maio, através do portal emprego.azores.gov.pt.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*