Partilhe

Campanha de sensibilização sobre segurança e saúde no trabalho para formandos das escolas profissionais

Campanha de sensibilização sobre segurança e saúde no trabalho para formandos das escolas profissionais
Partilhe

A Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Inspeção Regional do Trabalho (IRT), vai disponibilizar no próximo ano uma campanha de sensibilização em matéria de segurança e saúde no trabalho, destinada aos formandos das escolas profissionais da região, anunciou hoje Maria João Carreiro.

 

Segundo a governante, “esta campanha visa facilitar a construção e o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades, atitudes e valores relativos à consciencialização da prevenção e segurança no trabalho por parte dos futuros trabalhadores, que podem e devem contribuir para a promoção da gestão dos riscos profissionais”.

 

“O nosso objetivo é que os formandos, que se preparam para ingressar brevemente no mercado de trabalho, possam ser facilitadores de uma cultura de consciencialização da prevenção e segurança no trabalho em futuro contexto laboral”, acrescentou.

 

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego falava no encerramento do seminário “Locais de Trabalho Saudáveis: Aliviar a Carga”, promovido pela IRT, no âmbito da Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho, que decorreu no Teatro Faialense, na Horta, e juntou mais de uma centena de participantes.

 

Maria João Carreiro explicou que “esta campanha está a ser estruturada a par de outras ações de sensibilização e prevenção que a IRT tem feito na região sobre esta temática”, envolvendo trabalhadores, empregadores e as suas organizações representativas, no sentido de prevenir os riscos profissionais que decorrem do incumprimento da lei.

 

Conforme explicou, já este ano decorreram quatro campanhas para públicos diferenciados, através dos quais foram abordados temas como segurança na utilização de equipamentos de trabalho, trabalhos em altura, utilização de andaimes e de escadas, extintores ou tratores agrícolas, envolvendo mais de 9.800 entidades participantes.

 

Foram ainda organizadas ações de formação profissional, que envolveram um total de 200 participantes, sobre temas como movimentação manual de cargas, riscos elétricos ou avaliação de riscos e medidas de prevenção na construção, a última das quais em setembro em parceria com a Associação de Comerciantes e Industriais da ilha do Pico.

 

Maria João Carreiro frisou que a prevenção e a sensibilização de todos os intervenientes no mercado de trabalho, através da ação preventiva e pedagógica da IRT, “tem-se traduzido na melhoria das condições trabalho já que, tanto os trabalhadores, como os empregadores estão mais informados e mais comprometidos com esta problemática”.

 

“O desenvolvimento económico e social dos Açores não pode estar dissociado de melhores condições de segurança e saúde no trabalho, que, por sua vez, se refletem não só na saúde individual dos trabalhadores, mas também na produtividade das empresas”, concluiu, para reafirmar o compromisso do Governo dos Açores com esta temática.

 

O seminário “Locais de Trabalho Saudáveis: Aliviar a Carga”, dedicado à importância da prevenção das lesões musculoesqueléticas, foi organizado pela IRT em parceria com o Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, a Autoridade para as Condições do Trabalho.

 

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*