Partilhe

Arrancaram estágios na Administração Pública

Arrancaram estágios na Administração Pública
Partilhe

Os estágios ao abrigo do Estagiar L e T na Administração Pública Local, Regional e Central arrancaram este mês, envolvendo mais de 100 estagiários que são agora abrangidos pelo regime de Segurança Social para efeitos de proteção social.

 

Os estágios têm a duração de 12 meses, podendo ser prorrogados por mais três meses, quando realizados nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, Pico, São Jorge, Flores e Corvo, em conformidade com o novo Regulamento do programa aprovado em Conselho do Governo em julho de 2022.

 

Maria João Carreiro enaltece o contributo do Estagiar para a “transição do percurso escolar dos jovens para a vida ativa”, razão pela qual “foram introduzidas melhorias”, como a majoração em 5% da bolsa mensal atribuída aos jovens no Estagiar T, correspondente a 105% da RMMG na região, enquanto no Estagiar L este apoio mensal corresponde a 125% da RMMG.

 

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego destaca, também, o novo modelo de recrutamento de estagiários na Administração Pública Regional, assente em critérios de seleção, valoração e fórmula de avaliação final com base na avaliação curricular dos candidatos ao estágio, conferindo uma “maior transparência no processo de seleção”.

 

As candidaturas ao Estagiar L e T na Administração Pública decorreram de 1 a 22 de novembro, numa fase autónoma do período de candidaturas a estágios no setor privado, incluído o setor social, ao qual está associada a obrigatoriedade de contratar, pelo menos, 50% dos estagiários.

 

A opção do Governo dos Açores de privilegiar os estágios no setor privado já se traduziu no aumento da percentagem de estagiários colocados no setor privado: entre setembro de 2022 e janeiro deste ano, 89% dos jovens decidiram realizar estágio em entidades de natureza privada, enquanto em período homólogo, ou seja, entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, a percentagem de jovens que realizam estágio em empresas foi de 78%.

 

As candidaturas ao Estagiar L e T no setor privado continuam abertas até 31 de março, através do Portal empregojovem.azores.gov.pt, para iniciar estágio até 30 de abril.

Notícias Recentes

Ver todas as notícias
Suporte

Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego

Morada
Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, S/N,
9500-119 Ponta Delgada
Açores, Portugal
Telefone
296 308 000

Entre em contacto connosco.

    Primeiro e último nome*

    Telefone

    E-mail*

    Assunto*


    Mensagem*