O Eurodisseia é uma medida de estágios profissionais em parceria com os estagiários, as autoridades regionais e as entidades formadoras, sendo que:
a) Aos estagiários compete a aquisição de novas competências profissionais em contexto real de trabalho assim como a aprendizagem e/ou aperfeiçoamento de uma língua estrangeira e descoberta de novas culturas;
b) Às autoridades regionais, por intermédio da Direção Regional com atribuições na área do Emprego, cabe a promoção da Europa das Regiões, tendo por base os princípios da Autonomia, Reciprocidade e Subsidiariedade, proporcionando aos jovens uma participação ativa na construção de uma cidadania europeia;
c) Às entidades formadoras surge a oportunidade de, em contexto europeu, participarem na formação dos estagiários, bem como beneficiarem de conhecimentos técnicos e inovadores.
Na Região Autónoma dos Açores a medida Eurodisseia tem como destinatários jovens em situação de desemprego e que reúnam os seguintes requisitos:
Cabe a cada região-membro da medida Eurodisseia definir a elegibilidade dos estagiários acolhidos na Região Autónoma dos Açores.
Podem apresentar projetos a medida Eurodisseia as entidades abaixo indicadas:
A candidatura dos jovens açorianos e residentes na Região Autónoma dos Açores é efetuada mediante preenchimento de formulário eletrónico disponível na plataforma da medida Eurodisseia.
Os candidatos devem apresentar os seguintes documentos:
Os jovens selecionados devem juntar ainda à candidatura os seguintes documentos:
Aos candidatos enviados pela Região Autónoma dos Açores e selecionados para a realização de estágios noutras regiões participantes na medida, é assegurado os seguintes pagamentos:
Aos candidatos acolhidos na Região Autónoma dos Açores e selecionados para a realização de estágios, é assegurado:
Os estágios têm a duração compreendida entre 3 a 7 meses, nos quais se inclui a aprendizagem da língua, da cultura e da realidade socioeconómica.
Os estágios realizados na Região Autónoma dos Açores têm a duração máxima de 6 meses, incluindo o curso de língua e cultura portuguesas.
Os estágios realizam-se com um horário semanal de 35 horas, em horário idêntico ao praticado pela entidade.
Os jovens podem se candidatar em qualquer período do ano, em função dos prazos estabelecidos por cada região e conforme publicitados na plataforma online da medida Eurodisseia.