Governo dos Açores reforça apoio aos jovens do Ensino Profissional que decidam fazer estágio numa outra ilha da Região
13:21
Os jovens que estão a frequentar cursos profissionais de nível IV e que decidam fazer o seu estágio curricular integrado numa outra ilha que não a ilha onde estudam vão passar a receber um apoio no valor de 100% da Retribuição Mínima Mensal Garantida na Região, em vez dos atuais 90%, adiantou esta segunda-feira, em Ponta Delgada, a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Esta alteração faz parte da revisão ao regulamento do MOOV – Programa de Mobilidade, Ocupação e Orientação Vocacional, cuja Portaria será publicada nos próximos dias em Jornal Oficial, concretizou Maria João Carreiro, na cerimónia de entrega de diplomas de conclusão de curso a mais de 40 formandos da Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (EPCCIPD).
Também os formandos a frequentar os 1.º e 2.º anos dos cursos de nível IV, e não apenas os do 3.º ano, conforme regulamento ainda em vigor, vão poder fazer o seu estágio numa outra ilha da Região no âmbito do subprograma “Nemésio Pro”, tendo sido ainda criada a possibilidade de apoiar os orientadores/coordenadores de estágio até 2 deslocações às ilhas onde decorrem as atividades de estágio para um efetivo acompanhamento pedagógico.
“O nosso objetivo com estas melhorias é tornar o MOOV ainda mais atrativo para os jovens e para as Escolas Profissionais. Queremos fazer deste programa inovador nos Açores uma oportunidade para que os jovens possam desenvolver uma maior compreensão da realidade da Região e assumir as possibilidades que existem e que podem ser criadas em cada uma das nove ilhas”, explicou.
A Secretária Regional desafia, por isso, a que mais Escolas Profissionais e mais jovens possam aderir ao MOOV, promovido através da Direção Regional da Juventude, congratulando a EPCCIPD por ter dinamizado este ano 5 projetos para 5 formandos que fizeram os seus estágios em empresas de outras ilhas da Região.
“Estamos a desenvolver ações e iniciativas para valorizar e dignificar uma via de ensino que alarga os horizontes dos jovens e cujas vantagens para a nossa economia nos interessa potenciar, de que são exemplo o programa MOOV ou a Academia Empreendedora – Escola de Líderes, que permite aos jovens desenvolverem competências para serem os construtores dos seus percursos”, disse.
Sobre os jovens que concluíram agora os cursos de Técnico de Organização de Eventos, Técnico de Marketing e Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores, Maria João Carreiro congratulou a “conclusão de uma importante etapa” que os “preparou para o qualificado desempenho de uma profissão ou para prosseguirem estudos superiores, constituindo um exemplo para outros jovens”.
A Secretária Regional enalteceu, ainda, o “orgulho num percurso formativo que qualifica o talento dos jovens” e a “confiança nas competências adquiridas que, seguramente, são uma mais-valia para o futuro” dos mais de 40 jovens agora diplomados com um curso profissional de nível IV que confere dupla certificação.
“Não tenham dúvidas: a vossa formação é o vosso cartão de visita e é aquilo que vos vai diferenciar num mercado de trabalho competitivo e que precisa de jovens qualificados!”, disse.
Maria João Carreiro reafirmou o compromisso do Executivo açoriano com a qualificação profissional em cooperação com as Escolas Profissionais, como é o caso da Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada “uma Escola Profissional de referência e um exemplo de perseverança, de dinamismo, de modernização e de compromisso com a qualificação de jovens e adultos”.