Formandos das Escolas Profissionais dos Açores conquistam 18 medalhas no Campeonato Nacional das Profissões
14:08
Os formandos das Escolas Profissionais dos Açores conquistaram 16 medalhas no 46.º Campeonato Nacional – Skills Portugal, das quais sete medalhas de ouro, cinco medalhas de prata, três medalhas de bronze, uma medalha do melhor formando da Região e ainda duas de excelência.
A cerimónia de encerramento do maior evento nacional de educação e formação decorreu sábado, no Europarque, em Santa Maria da Feira, onde voltou a ser confirmada a qualidade e a excelência do Ensino Profissional nas Escolas Profissionais, sublinha a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Maria João Carreiro, que acompanhou a partida dos participantes de Ponta Delgada rumo ao Porto, na segunda-feira, 11 de novembro, faz um balanço da participação açoriana “extremamente positivo para o percurso dos jovens, para a valorização das Escolas Profissionais e para as empresas da Região”.
“Expresso, em nome do Governo dos Açores, o profundo reconhecimento e admiração por estes jovens que decidiram colocar à prova as suas competências numa competição exigente e onde alcançaram excelentes resultados, fruto da preparação que fizeram com os seus formadores e as suas Escolas Profissionais”, valoriza.
A titular da pasta da Qualificação Profissional enaltece o “orgulho que é poder ter nos Açores os melhores nas mais diferentes áreas profissionais”, entre os quais sete campeões nacionais, o que significa que a Região “foi capaz de criar condições para capacitar os melhores dos melhores do país”.
“Espero, sinceramente, que os bons resultados que os Açores estão a alcançar em provas nacionais possam contribuir para que mais jovens, pais, encarregados de educação e, sobretudo, entidades empregadoras vejam o Ensino Profissional nas Escolas Profissionais como uma escolha segura, de confiança e que constitui uma oportunidade para o sucesso formativo dos jovens e para a produtividade das empresas”, apela.
“É preciso que as empresas dos Açores se aproximem cada vez mais das Escolas Profissionais e sejam cada vez mais parte ativa no percurso formativo dos jovens, porque são eles que vão acrescentar valor às empresas com as suas competências e capacidade para fazer a diferença”, diz.
Participaram no maior evento nacional de educação e formação 20 formandos açorianos, da EPROSEC, da MEP – Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, da Escola Profissional da Praia da Vitória, da ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores e do CQA – Centro de Qualificação dos Açores.
Integraram ainda a comitiva açoriana no Campeonato Nacional das Profissões 12 formadores/jurados, além do team leader, António José Paquete, formador do CQA, aos quais Maria João Carreiro agradece “o excelente trabalho desenvolvido para potenciar o talento e as capacidades dos jovens formandos”.
Resultados dos participantes dos Açores no 46.º Campeonato Nacional das Profissões:
Medalhas OURO
- Web Technologies: Nelson Ponte (EPROSEC)
- Pastelaria: Guilherme Vasconcelos (EPPV)
- Caring: Laura Gonçalves (MEP)
- Cloud Computing: Daniel Pimentel (ENTA)
- Cyber Security: João Vieira (ENTA)
- Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis: Rodrigo Anjos (EPROSEC)
- Contabilidade: Matilde Ferreira (EPROSEC)
Medalhas PRATA
- Robótica Movel: Gonçalo Botelho e Henrique Miranda (CQA)
- S. Restaurante e Bar: Gonçalo Gil (EPPV)
- Gestão de Redes Informáticas: Marco Melo (ENTA)
- Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis: Francisco Pinto (EPROSEC)
Medalhas BRONZE
- Cozinha: Gilberto Frazon (EPPV)
- Web Technologies: Leandro Amaral (EPROSEC)
- Cyber Security: Diogo Pacheco (ENTA)
Distinções de Excelência
- Eletricidade e Instalações: Samuel Gata (CQA)
- Cloud Computing: Rafael Raposo (ENTA)
Medalha Melhor da Região:
- Web Technologies: Nelson Ponte (EPROSEC)