Implementação do Ensino Dual é “passo importante” para adequar Ensino e Formação Profissional à realidade dos Açores
15:35
Está concluído o processo de regulamentação do Ensino Dual na Região – DUAL Açores, na sequência do projeto-piloto promovido pelo XIII Governo dos Açores e cuja implementação arrancou no ano letivo 2021/2022 no Centro de Qualificação dos Açores (CQA).
O Regulamento desta nova medida de formação foi publicado hoje em Jornal Oficial e significa o “culminar de um trabalho desenvolvido durante três anos letivos, no qual foram envolvidos sindicatos, câmaras do comércio e associações representativas das Escolas Profissionais”, explica a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
Segundo Maria João Carreiro, o DUAL Açores “representa uma mudança de paradigma para um sistema de formação flexível, com uma componente reforçada de formação em contexto de trabalho, e que se adequa às reais necessidades formativas da população ativa, empregada e desempregada, independentemente da idade ou qualificação”.
A titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego falava na cerimónia de entrega dos diplomas aos formandos do curso de Técnico/a de Cozinha e Pastelaria, os primeiros a concluir a sua formação nesta nova modalidade de formação de níveis II, IV e V, ocasião na qual estiveram presentes formadores e responsáveis pelas empresas que promoveram os estágios.
“O DUAL Açores alarga as oportunidades de formação e qualificação de jovens e adultos. É um modelo de formação referência em vários países da Europa. A conclusão da sua regulamentação é um passo importante para uma cada vez maior adequação do Ensino e Formação Profissional às necessidades e à realidade da Região”, disse.
A criação do ensino dual nos Açores foi um compromisso assumido pelo Executivo no âmbito da Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorinos, promovida através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego.
No total dos sete cursos abertos nos três anos letivos em que foi implementado o projeto-piloto inscreveram-se mais de 100 formandos. O curso de Técnico de Cozinha e pastelaria, que agora concluiu o seu ciclo de estudos, tem uma taxa de empregabilidade de 100%.
Maria João Carreiro congratulou os formandos e os formadores por terem integrado este projeto-piloto e ajudado a implementar, com sucesso, o ensino dual nos Açores.
A titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego agradeceu, ainda, às empresas que contribuíram para a formação dos jovens em contexto de trabalho e nos estágios, frisando que “o modelo de ensino dual só faz sentido e só é eficaz, se tiver o contributo empenhado do tecido empresarial, da indústria e das entidades empregadoras”.
Para o ano letivo 2024/2025, estão em oferta os cursos DUAL Açores Técnico/a de Medições e Orçamentos e de Técnico/a de Instalações Elétricas, ambos de nível IV, além dos cursos de nível II Manicura-Pedicura e Operador/a de Logística, todos no CQA.
O modelo de formação DUAL Açores pode ser promovido por Escolas Profissionais e Institutos Públicos de Formação, em parceria com entidades formadoras em contexto de trabalho, constituídas por entidades empregadoras, pessoas singulares ou coletivas, públicas, privadas ou cooperativas, com sede ou estabelecimento nos Açores.