Integração de jovens NEET no mercado de trabalho
10:03
Governo dos Açores estabelece rede de parceiros do GOVP para integrar jovens NEET no mercado de trabalho
Maria João Carreiro adiantou que está a ser criada uma rede de parceiros para promover a empregabilidade, isto é, formar para empregar, dos jovens NETT (que não estudam, não trabalham nem frequentam formação) e desempregados de longa duração no âmbito do novo Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional (GOVP).
A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego falava na Terceira, após reunir-se com direção da Cáritas dos Açores e a Cáritas da ilha Terceira.
“Estamos a reunir com organizações da sociedade civil com o objetivo de promover a sua adesão ao GOVP, que pressupõe um trabalho articulado entre entidades públicas e privadas, não só para a identificação dos potenciais beneficiários deste gabinete, mas também para uma resposta integrada e individualizada aos desempregados”, explicou.
Já aceitaram integrar a rede de parceiros do GOVP a Associação de Promoção de Públicos Jovens, a Associação Novo Dia, a Arrisca, a Kairós, a Associação Cristã da Mocidade, a Cáritas dos Açores e a Direção Regional da Juventude, por exemplo.
Conforme explicou Maria João Carreiro, “o objetivo é envolver entidades e associações de todas as ilhas dos Açores para uma identificação, diagnóstico e acompanhamento mais efetivo aos desempregados que constituem o público-alvo do GOVP, de modo a que nenhum açoriano fique sem uma resposta ao nível da formação e do emprego”.
O GOVP está a ser criado pelo Governo dos Açores para qualificar os jovens e adultos com fragilidades sociais para o mercado de trabalho, orientando-os, em função das suas competências e da formação que venham a adquirir, definida através de um plano individual de ação, para setores de atividade onde a oferta de emprego é expressiva.
“O GOVP vai permitir uma ação personalizada na resolução do problema individual destes desempregados, numa ótica de acompanhamento desde a sua formação até ao emprego”, insistiu a Secretária Regional.